Tutorial: Como lavar um carro

Se você é apaixonado por carros, provavelmente adora “perder” uma tarde inteira do final de semana dando aquele talento no carro. Veja neste tutorial como fazer isso da melhor maneira possível, sem danificar ou prejudicar o seu carango.

LAVAR

Comece a enxaguar bem o carro, de preferência com uma mangueira (meio ambiente de cu é rola, o carro em 1º lugar), sem dó molhe bastante seu possante para tirar qualquer pó, sujeira, areia... Não se esqueça de jogar água na caixa de roda, pra tirar o barro que vai se acumulando e que dá origem a ferrugem. Se você for muito perfeccionista, pegue o macaco e ergua um pouco o carro sem tirar a roda do chão, pra facilitar a lavagem, pois sempre fica um cantinho maldito com terra!

Depois pegue um balde com sabão neutro (de preferência um próprio para lavar carro). Não aconselho uma espuma para esfregar o carro, porque se ela sujar não dá pra tirar a sujeira que fica dentro dela, a não ser q você tem bastante paciência. É melhor um pano atoalhado, pois se sujar basta abri-lo e esguichar água nele. Além de ser facil de limpar, não vai correr o risco de esfregar areia ou outras impurezas na pintura do seu carro. Comece a lavagem de cima para baixo: teto, vidros, capo, laterais, portas… Deixe partes inferiores como parachoques por último. Debaixo das portas é onde fica a maior parte da sujeira. Se tiver sujo de pixe, com querosene sai tudo.

Faça essa sequência por partes, peça por peça e vá enxaguando logo em seguida para não dar manchas. Algumas peças do carro podem ser retiradas para facilitar e limpar lugares de difícil acesso e que ficam acumulado sujeira, tipo o para-barro (que não pára o barro, na maioria das vezes só serve para acumular barro entre ele e a lataria), a borracha do vão da porta também deve-se tirar, é só marcar qual borracha e de qual porta é pra não se enganar depois. A grelha (peça que vai logo abaixo do para-brisa) em alguns carros dá pra tirar, tire e verá um monte de sujeira acumulada, que pode entupir as saídas do esguixo do parabrisa e acabar entrando água dentro do carro.

Outro lugar que é um saco pra limpar, mas que quando tá limpo dá uma outra cara pro carro, são os vão de porta, onde fica dobradiça. Uma escova de dente velha ajuda muito na limpeza dessa parte. Depois de molhar o carro e lavar seguindo a sequência peça por peça, pra não levar sujeira de uma parte para outra, e enxaguar logo em seguida para não dar manchas, você tem que secar o carro com outro pano atoalhado bem seco e limpo!

Se você for lek zika piloto de fuga, pode secar com o carro em movimento, tipo correndo a 100 km/h na rua da sua casa, acho que vai secar mais rápido, mas aí corre o risco de sujar de novo (ou de matar/morrer), mas também certamente será mais divertido! Depois de todo esse processo, vem o próximo passo.

LIMPAR DENTRO DO CARRO


Primeiro tire tapetes e todos os seus pertences e outras coisas que não fazem parte do carro, tipo óculos, garrafa, papel no porta-luvas, tire tudo! Aspire bem, se tiver algum lugar mais sujo esfregue com uma escova de lavar roupa e depois aspire de novo. Nos bancos é bom dar umas porradas com a mão pra soltar mais o pó que acumula.

Depois de aspirar direitinho, passe um pano úmido nas partes de plástico. Infelizmente, nos carros brasileiros isso é basicamente tudo das partes internas. Depois, passe o silicone (não é esse da foto não), limpe os tapetes e coloque-os de volta no lugar.

ENCERAR

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As instruções para encerar já vem na embalagem da cera, mas vou dar algumas dicas. Faça por parte assim como na lavagem, não faça no sol, proteja frisos e outras peças que não fazem parte da lataria, cuidado com quinas, vãos de peças e frestas, pra não ficar aquela coisa branca que deixa o carro feio!

ACABAMENTO

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Tem uma pasta feita de cera de carnaúba que serve para passar nas partes de plástico externas do carro, que dura muito mais que silicone e fica ótimo. Nos vidros é bom passar um pano com limpa-vidro. Passe pretinho nos pneus e pronto, é só pegar a gostosa e seu carro e dar um rolê!

Fonte: Oficina do Thosseira

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