Verdades sobre o Renault Mégane

MEGANE---D3-Vectra

"Imagina eu de Megani ou de 1100..."
MC Boy do Charmes sobre Renault Mégane

"Você quis dizer: Me engane
Google sobre Renault Mégane

"O injustiçado: Renault Mégane" 
Autoesporte sobre Renault Mégane (detalhe: em dezembro de 2006, quando o carro ainda era novidade)

“O malaco ostenta um carro fora de linha, é isso mesmo??”
Você sobre MC Boy do Charmes

"Es un coche muy bueno."
Argentino sobre Renault Mégane

“Corre!!! Quebrou a bomba de combustível do Mégane!!!”
Mecânicos apavorados com Mégane na oficina

“Vai chegando a bomba... rçrçrçrçrç #HatersGonnaHate”
Gustavo de Gou sobre Renault Mégane

"Já tive um, era um ótimo carro..."
Rafael sobre Renault Mégane Sedan 2001

“Troquei numa SpaceFox, não me arrependi!”
Pai de um amigo sobre Renault Mégane Sedan 2004

"Pago 12 mil."
Vendedor avaliando Mégane seminovo

"PQP que jabiraca do cacete!!"
Qualquer um ao ver um Mégane 1997 em seu típico estado de conservação

“MUINTU LOK U PAINEU DU BAGUI!!1!1”
Funkeiro olhando para Mégane aberto

"ÇA XAVI CARTAUM EH ZIK4 M3MU!!11"
Manolo cobiçando um Mégane II

“Ah, pra mim isso é uma biribinha!”
Dono de Fiat Marea HLX 2.4 20v Automatic sobre Renault Mégane

1345230329_429764707_7-MEGANE-SEDAN-98-COM-KIT-GNV-Brasil
CORRE QUE VAI EXPLODIIIIIIIIIIIR!!!!

Renault Mégane foi um carro bombástico que nasceu fracassado e morreu fracassado e manolizado. Na Europa, é campeão de vendas e sucesso de crítica, mas por aqui sempre foi renegado – no final, o consumidor optava por outros concorrentes. Saiu de linha à francesa e penalizado pela própria Renault, que não deu valor ao produto que tinha e o deixou à deriva no mercado, deixando o carro com pouca publicidade e envelhecido precocemente.

1232288188-histoire-meganeberline5p

Lançado em 1995 para ocupar o espaço deixado pelo Renault Logan 19, por sua vez lançado em 1900 e vovô de piroca dura, o Mégane atraía com seu espírito jovem. Enquanto no exterior haviam as versões hatch, sedan (conhecido como Classic em outros mercados), perua (Grand Tour), cupê e conversível (Cabrio), além da minivan Scénic, no Braçil eram vendidos apenas o réti e o sendan, a partir de 1997. Posteriormente, em 1999, chegara a Scénic, já fabricada na então nova fábrica brasileira da Renault, em São José dos Pinhais - PR, enquanto os Mégane hatch e sedan eram argentinos.

Num mercado que recebia os então novos Astra, Golf e Brava (ou seja, há muito tempo), o Mégane ficava tímido. Ou melhor, feio mesmo! Afinal, as versões básicas eram capadas até da pintura dos para-choques.

47_salao_alta

Para a linha 2000 chegava uma reestilização que o deixou com cara de carro da Daewoo, ainda que tenha ficado menos feio que o antigo. As vendas minguaram, ao mesmo tempo em que ficava defasado com o surgimento do Mégane II em 2002, inspirado no carro-conceito-que-fugiu-da-exposição Avantime. Os Mégane hatch e sedan saíram de linha (à francesa, naturalmente) em 2005, ao passo que a montadora anunciava com toda a pompa a exibição no Salão de SP 2004 do Mégane II Sedan, que ganharia produção nacional “até o segundo semestre de 2005”.

Mégane Sedan Dynamique - imagem 06 - baixa

renaultmeganesedan1Mas na real o Mégane acabou sendo lançado apenas em março de 2006 (tão atrasado que o europeu já tinha sido levemente reestilizado na frente, ao lado), com uma estratégia um tanto confusa. Para o público que comprava Vectra ou Corolla, o Mégane chegou trazendo apenas opção de motor 1.6. Poucos meses depois chegou o 2.0, mas já era tarde: o New Civic, o maior lançamento daquele ano, estava na área e logo se tornou o líder do segmento.



Se na segunda geração do Mégane não tivemos o exótico hatch, a perua Grand Tour chegou no fim de 2006. Em 2009, quando o Mégane europeu já estava na geração III, a Renault limitou-se a pintar os frisos e acrescentar nova grade e lanternas com novo design interno. O sedan se despediu do mercado no fim de 2010, sendo substituído pelo Fluence (que na verdade possui projeto coreano, da Samsung, e não francês).

carrrrrrrraaaaaaiu mlk (21)[2] carrrrrrrraaaaaaiu mlk (22)[2]

A Grand Tour permanecia firme e fraca como um dos carros de melhor custo-benefício do Brasil. Mas como o braçileiro prefere dar R$ 53 000 por uma Palio Plasticadventure básica por ser mais “confiável”, sua produção se encerrou em julho de 2012, também para garantir mais espaço de produção ao Duster. Ainda existem algumas unidades em estoque. Pense com carinho: por R$ 47.860 se leva uma perua média 0km equipada com ar digital, direção elétrica, rodas de liga leve 16", CD Player, airbag duplo, ABS, trio elétrico, a famosa "chave-cartão", entre outros mimos.

meganefunk

Já fora de linha, o Mégane caiu na boca do funk paulista. Na música de MC Boy do Charmes, o carro foi alçado ao refrão e ao título da música “Imagina eu de Mégane ou de 1100”, ocupando mais destaque que a BMW e a Captiva no clipe. Detalhe: o carro usado no clipe (um 1.6 com rodões) tava meio zuado, com parachoque arranhado e lataria amassada abaixo da porta traseira. A propósito, quem encontrar um Mégane Sedan 1.6 prata, aparentemente de 2007, à venda com a placa DYG-8336, sai fora!!!

Eis o funk que levou o Mégane à manolização...

renault-megane-sucata_MLB-F-3064363533_082012
Painel da nave de MC Boy do Charmes

É difícil explicar o que levou o MC Boy do Charmes a ostentar o Renault Mégane, um carro que na época do surgimento de sua música já estava fora de linha e superdesvalorizado no mercado de usados. O médio da Renault é bom e bonito, mas até então nunca teve perfil de carro manolizável, desejado por funkeiros, como Golf e Stilo por exemplo. Talvez a partida por botão, recurso típico de carros mais caros, seja um dos detalhes que tenham atraído o funkeiro santista. Detalhe, hoje o MC (?) "porta" uma Chevrolet Captiva V6.

Versões

megane_dsl

RN: Essa designação também foi adotada no velho Renault 19. Foi a versão mais porca do Mégane antigo e existiu somente para o hatch 1.6 antes da primeira reestilização do modelo. Algumas unidades ficavam devendo até mesmo pintura nos parachoques. Depois da reestilização de 2000, felizmente essa versão foi descontinuada.

RT: Versão de entrada do primeiro Mégane sedan, equipada com motor 2.0 8v de 115 cv, também era oferecida como versão intermediária para o Mégane hatch, entre a RN e a RXE, com motor 1.6 16v de 110 cv. Depois de 2000, a RT passou a ser a versão mais barata da linha Mégane.

Autoradio   coques retros 002
Os ex-donos certamente tem muitas saudades deste painel…

RXE: Modelo mais equipado entre os Mégane até 2003. Vinha completo, com ar-condicionado, direção hidráulica, trio elétrico, CD-Player com comandos atrás do volante, rodas de liga leve 15", computador de bordo, airbag duplo e freios ABS. Quem tem um desses geralmente gosta muito do carro. Em 2002, o Mégane RXE ganhou motor 2.0 16v de 138 cv, substituindo o dois litros de oito válvulas.

Alizé: Série especial de 2000 baseada na versão RT, disponível para hatch e sedan sempre com motor 1.6. Vinha equipada com os equipamentos opcionais de sua versão base.

Renault do Brasil - Lançamento da nova linha Renault Mégane, em Campinas- São Paulo.

Egeus: Assim como a Alizé, também é uma série especial lançada em 2000, mas esta era mais luxuosa, baseada na versão RXE, também trazendo de série os itens que eram opcionais. O hatch era 1.6 e o sedan 2.0.

Expression: No final da carreira do Mégane hatch, esta era sua versão única. Vinha com motor 1.6 do Clio, ar-condicionado, airbags, limpador traseiro e calotas. Já na segunda geração do Mégane, esta denominação era usada na versão básica, que já vinha com ar-condicionado, direção elétrica, airbag duplo e freios a disco nas quatro rodas com ABS e EBD, mas tinha visual capado, com frisos pretos e calotas. A Grand Tour Expression vinha sem rack de teto, ficando com visual de carro de frota.



Dynamique: Nada a ver com o Clio esportivado de 2004, a Dynamique foi a principal versão do Mégane II. Vinha bem equipado, com os itens do Expression mais rodas de liga leve 16", CD Player com comandos no volante, entre outros pormenores, além de um acabamento mais caprichado e frisos na cor cinza, um dos detalhes mais marcantes no estilo do Mégane II.

press_20040705_10_alta
Até que, olhando de relance e após tomar três garrafas de vodka, a lateral do Mégane Sedan anterior lembrava o Omega australiano 1998-2003, não? Não

Privilège: Foi a derradeira versão do Mégane Sedan até 2005, que trazia os itens do hatch Expression acrescidos de freios ABS com EBV, CD player com comandos atrás do volante, computador de bordo, rodas de liga leve 15" e banco do motorista com regulagem de altura. Com motor 2.0 16v, tinha como opcional apenas câmbio automático e bancos de couro. A propósito, em seus últimos dias, nas vésperas do lançamento do Mégane II, seu preço de tabela era de nada menos que R$ 63.660, enquanto no final de 2010 os últimos Mégane Sedan eram tabelados em R$ 62.390.

DSC00731

Em 2008, o "Mégane de luxo" reencarnou na segunda geração, nas carrocerias sedan e perua. Vinha com acabamento esmerado e repleto de mimos, como bancos de couro, ar-condicionado digital, CD player para seis discos, sensores de estacionamento, luminosidade e de chuva e até mesmo retrovisores rebatíveis eletricamente. O visual se diferenciava pelos frisos na cor da carroceria e pelas rodas de desenho exclusivo. Mesmo com tanto capricho, o mercado é cruel ninguém queria pagar R$ 76.690 por um Renault, ainda que haviam concorrentes diretos até 10 mil reais mais caros, como Civic EXS e Corolla SE-G. O Mégane Privilège acabou saindo de linha apenas um ano depois, se tornando uma "mosca branca" no mercado.

meganesedanextremebaixa

Extreme: Versão que recebeu anabolizante visual, com parachoque do Mégane RS fora de linha, rodas na cor grafite, spoilers e aerofólio. Existiu somente na cor preta, mas em todas as configurações de carroceria, motor e câmbio que o Mégane II teve aqui, desde Grand Tour 1.6 manual até sedan 2.0 automático. Pelo visual diferenciado, hoje essa versão é a mais procurada pelos funkeiros da ostentação.

09042011134
Fodeu, agora ele nunca mais vai sair daí!

CC: Pouco lembrado e quase sem divulgação da Renault, o Mégane Coupé-Cabriolet passou a ser vendido no Brasil em 2007. Era um conversível de teto rígido e custava R$ 124.890, suficientes para levar dois Mégane comuns. Devido às baixas vendas e à renovação da linha na Europa, deixou de ser vendido em 2010. O detalhe é que a traseira, com tudo reto, era ainda mais sem-graça que a do sedan.

Donos

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Quem possui um Mégane já está acostumado com o fato dos conhecidos dizerem que o carro é uma bomba, reclamando que podia ter comprado um carro melhor, ou pelo menos mais fácil de passar para a frente…

430794_513959191972194_1187173971_n

Fato é que outros proprietários de Mégane vão relaxando com o tratamento do carro, descuidando da manutenção e do visual do carro (geralmente com lentes de faróis e lanternas opacos, para-brisa trincado, para-choques ralados), e também na forma de condução, estacionando o carro como uma mula e errando trocas de marcha. Tudo isso ocorre ou quanto mais velho o Mégane é ou quanto mais porra louca é o dono.

megane estacionado irregular
  • 276% não querem trocar por um Fluence porque já acham que possuem um bom carro
  • 241% moram na região sul, especialmente nos estados de Santa Catarina e Paraná
  • 210% receberam menos de R$ 25 mil na venda
  • 185% não sabem que os para-lamas dianteiros e o fundo do porta-malas são de prástico
  • 169% gostam tanto de Renault que já estão no mínimo no 4º modelo da marca, e só trocariam seu atual Mégane por outro Renault
  • 130% sonham em ter um Corolla, mas não se conformam com a diferença de preço de um Mégane e um Corolla do mesmo ano
  • 104% já foram abordados por V1D45 L0K45 que se interessaram pelo Mégane com a música de MC Boy do Charmes
  • 96% são funkeiros que compraram o carro usado a menos de um ano, depois do sucesso da tal musica "Megane"
  • 81% mandaram pintar os frisos dos para-choques na cor do carro
  • 79% colocaram rodas aro 19" ou 20", quase sempre destoando completamente do estilo comportado do Mégane
  • 67% não fazem seguro
  • 3% possuem Mégane conversível e desfilam na cidade (mas com o teto fechado)
Verdades

Gaucho[2]

O Mégane foi um dos carros mais injustiçados do mercado, principalmente na segunda geração. O modelo era menos tiozão que os concorrentes, confortável e bem equipado, mas foi vítima da própria Renault, que errou em absolutamente toda sua estratégia, desde a data tardia de lançamento (atrasado 4 anos em relação a Europa) até os fracos comerciais. Os proprietários adoravam o carro, embora sofressem com manutenção cara e monstruosa desvalorização na revenda.

Nos idos de 2006, nos comparativos de sedans médios o Mégane costumava ficar atrás apenas do então revolucionário Honda Civic, demonstrando que o Renault foi sucesso de crítica.a.

megane

O Mégane II foi um carro cercado de pequenos detalhes peculiares. Perceba que, atrás da maçaneta do motorista, há uma tampinha. No modelo europeu, ali ficava um sensor que destravava a porta quando se aproximava com a chave (aliás, o Mégane tinha um cartão, pouca coisa mais grosso que um cartão de dívidas crédito e uma chave reserva embutida nele - inseria-se em uma fenda na parte de baixo do console e daí se apertava o botão que ligava o carro). Mas como o brasileiro foi capado do destravamento por aproximação, a tampinha era só uma tampinha mesmo.

A retomada do Mégane de 80 a 120 km/h ocorre em 1 minuto. Também, o que você esperava do caminhão-guincho?

Renault Megane vermelho 2007 Nankang Aro 17 ID1498 P2

Até os casos de xuning de Mégane são tímidos, desde que esteja se falando no Brasil – afinal, são poucas as peças “personalizadas” para o modelo, diferentemente de um Gou ou um Selta. Já na Argentina, o Mégane é muito popular e lá sim se encontram as mais pavorosas xunagens do Renault.

Renault Megane vermelho 2007 Nankang Aro 17 ID1498 P1

O “doutor” CAOA assumia as vendas dos Renault até 1997, quando a matriz assumiu a operação dos carros da marca. Foi confusão pra todo lado, pois o Carlos Alberto de Oliveira Andrade tachou os modelos da marca de obsoletos, os proprietários poderiam não ter assistência em todas as autorizadas... No fim, a Renault trouxe toda a sua linha renovada. Agora a Hyundai toma o mesmo caminho e, por enquanto, vai vender o compacto brasileiro HB20 em concessionárias diferentes das do grupo CAOA, que por enquanto revenderá todos os outros carros (e assim pode continuar a cobrar R$ 5 mil a mais por pintura branca, declarar Veloster com 140 cv-CAÔa, entre outras palhaçadas.)

O câmbio automático de quatro marchas do Mégane (até 2005) tinha alavanca horrível, parecendo vinda de um tanque de guerra. A caixa foi recauchutada nas atuais bicheras da Dacia do Brasil, Logan, Sandero e Duster.

O primeiro Mégane ficou em linha na versão sedan, na Argentina e Venezuela, até 2009!!!

nfs 2012-09-19 11-37-56-19

O Mégane RS III ficou maravilhoso e virou a referência entre os hot hatches. O modelo fez uma ponta no Need For Speed Undercover e é o pesadelo do Veloster no Velho Continente. A propósito, se soubermos que você xunou um no Undercover, te daremos um cascudo virtual.

Pelo visto, a Renault contratava equipe de designers para errar feio (literalmente) na traseira dos sedans. Além do Mégane, em 1997, o Clio Sedan (1999) era muito mais feio que o hatchback, que já não era lá essas coisas.

ma megane II 1.5dci.jpg

Para quem não se importa de comprar um carro peidado, o Mégane é uma opção a ser considerada, afinal hoje pode ser encontrado a preço de carro popular e mantém suas qualidades de carro médio. Mas só compre se o carro estiver muito bem conservado, senão é bomba.

A primeira geração do Mégane nunca ostentou o losango da Renault na traseira.

A Grand Tour, perua do Mégane, saiu de linha para abrir espaço de produção para o Duster, que apesar do visual de Lada Niva e do interior medíocre, vende mais que o novo EcoSport. Já o Symbol está cedendo espaço ao horroroso Crio reestilizado, também para desocupar espaço na linha de montagem.

O Mégane foi o último produto da Renault, antes da marca se transformar em Dacia do Brasil. Acompanhe: Logan, Sandero e Duster são praticamente os mesmos da Romênia, Clio, Kangoo e Master são Renaults defasados e o Fluence é um Samsung Galaxy SM3...

1300833282340_39

O site “Meu Carro Falha” relatava os problemas que um Mégane modelo 2007 apresentava logo após ser retirado da concessionária: não funcionava de jeito nenhum. Só em março de 2010 houve um acordo entre a dona do carro e a Renault, que ressarciu o valor do carro e doou um Crio para a AACD.

Havia quatro demarcações vermelhas no velocímetro, que eram as mesmas em todos os locais em que era vendido para reduzir custos, indicando atenção a 30 km/h, 50 km/h, 90 km/h e 130 km/h. Só que aqui as velocidades máximas no perímetro urbano e rodoviário são de, respectivamente, 60 km/h e 120 km/h.

meganeconcept

Mégane originalmente foi um nome de batismo de um carro-conceito da Renault apresentado em 1988. Ainda bem que o modelo de produção herdou só o nome. Curiosamente, o mesmo ocorreu com o Fluence, um conceito de 2004 que cedeu seu nome para o substituto do Mégane Sedan.

O Mégane 2.0 bebia tanto quanto o gastão Vectra, sem ser bicombustível - se fosse, o consumo na cidade ficaria na casa dos 4 km/l, igual ao Peugeot 307 2.0 AT do Rafael GBR.

A versão Dynamique tinha indicador de portas abertas entre os instrumentos, mas se o capô estivesse aberto, ele indicava que a porta do passageiro é que estava aberta. E, portanto, não travava as portas.

salao-modificados-05Gmegane stock car[2]
Aaaah, o Orkut…  ¬¬

O Mégane modificado para cursos de pilotagem, sem faróis, dois bancos tipo concha e gaiola de proteção, lembrava um carro de Stock Car aos desavisados.

A depreciação do Megane Cabriolet 2.0 16V, 2008, é de 34,65%. Só perde para o Megane Grand Tour Dynamique, 2007, com cavalares 41,93%. Mais uns dias e dá para trocar pau a pau num chiclete mastigado.

MEGANE---D-EspecialMEGANE---T3-Vectra
Mais umas fotos do Mégane que abriu o post, com um body-kit brazuca da Personal Parts

Uma legenda de imagem de uma edição da Quatro Rodas afirmava que, por ter pintura azul-escura, frisos cinza-claro e antena no teto, o Mégane Dynamique acabava ficando parecido com o Gol GTi. Nesse dia só pode ter rolado um self-service de maconha com argamassa, batata recheada com heroína e, de sobremesa, uma pedrona de crack.

P1020808

Vendo assim pode não parecer, mas essa é uma das personalizações mais escabrosas realizadas em um Mégane (no caso, a Grand Tour) no Brasil, merecendo mais algumas linhas deste Verdades. A ATW exibiu o modelo no Salão de São Paulo em 2008 com carroceria alargada, retrovisores substituídos por câmeras e frisos e parte das rodas pintadas na cor marrom-cocô.

IMG_0353

O que assusta mesmo é o interior: os cinco bancos deram lugar a apenas um, tipo concha, que fica em posição central. O volante é quadrado, com o losango da Renault ao centro. O câmbio foi substituído por um outro losango da Renault com botões de troca de marcha, e ficava entre as pernas do motorista. Tudo era cercado por alto-falantes e telas de LSD. Um horror.

IMG_0349IMG_0350P1020812

67 comentários:

  1. Acho o Megane um ótimo carro, quando lançaram a segunda geração fiz o test-drive em um, modelo 1.6, macio de andar e andava muito bem, principalmente na rodovia. Foi um carro injustiçado no Brasil mesmo, e se não tivessem tirado a Grand Tour de linha, estaria na minha lista de próximo carro, pois gosto muito de peruas e ela era o melhor custo benefício do país, e muito mais moderna q vários carros atuais (incluindo os carros da Renault).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com vc!, o carro é excelente!!, tenho um megane 2.0 automático 2010/2011 o carro anda que é uma maravilha!!!, e a manutenção, não é cara como muitos falam, claro que os que falam que é cara, é porque estão querendo que os custos de manutenção sejam os mesmos que os do Gol ou Palio... fala serio!!!!

      Excluir
  2. volante quadrado é mais feio que o megane II hatch!

    ResponderExcluir
  3. Eu ja tive o prazer de dirigir tanto o Megane hatch quando a Grand Tour e gostei muito dos dois... Realmente o Megane foi injustiçado no "Braçil" onde pagam-se caro para andar de carroça!

    A respeito da ultima Grand Tour, se o Xuneiro não tivesse cagado o interior, fazendo algumas modificações por fora ele ainda dava pra aproveitar, só que aquele interior e o volante quadrado da nojo!
    A porra do cambio no meio das pernas é pra ele bater uma enquanto dirige?

    ResponderExcluir
  4. Tenho um Megane 2007 1.6 Dynamique e pra mim não podia ter escolhido carro melhor na faixa de preço. Apesar de ser 1.6, acompanha muitos carros 2.0. Tem a economia também que se souber dirigir direito faz 11 por litro na cidade brincando, na estrada se for bem constante e ficar por volta de 100 ou 110 faz 14 as vezes 15 por litro. No painel ele marca que está fazendo mais, mas a realidade é mesmo a que eu falei. É bem confortavel também, o meu tem bancos de couro. A unica coisa que vou mudar são as rodas, vou colocar umas maiores que as 16.

    ResponderExcluir
  5. kkkk agra o falta as verdes sobre o jetta kkkk a série verdades é ótima.

    ResponderExcluir
  6. a carroceria não foi alargada, mas sim as bitolas.

    ResponderExcluir
  7. tenho um megane 1.6 expression 2008, ele me deixou na mao eu estava na estrada correia den. mas estava na garantia ufaaa, mais começou, a luz do airbag acesa foi trocado a chave de seta, mangueira do ar (aluminio) cortou, coxin do motor soltou,volante e maçaneta interna descascam facil e a renault fala que e normal, como na materia se for comprar tem que estar bem conservado, leva no mecanico uns 3 pelo menos se for preciso em um 4, ainda sim pelo preço e conforto compensa.

    ResponderExcluir
  8. tenho um megane 99/00 2.0 8v rt, um ótimo carro, gosto muito dele, não da tanto problema quanto as pessoas pensam, porém quando da as peças são caras (obvio rs). Mesmo assim o carro é ótimo, e na boa já dei pau em muito veloster, golf, vectra com ele, então chupa playboyzada que papai da carrinho. Prefiro mil vezes meu renault 99 do que os 0km de hj em dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falou e disse amigão,estou contigo tbn tenho um Mégane sedan RXE 2.0 8v-2001,sou segundo dono e o primeiro assim como eu era bem cuidadoso pois o carro está impecável e eu deixo a manutenção sempre em dia e como vc disse é um excelente carro e tbn deixo muitos carroes novos comendo poeira, a mulekada fica doido comigo,Civic e Corolla não dá nem pro cheiro,como vc disse eu prefiro o meu Mégane 2001 do que esses OKm de hoje em dia!

      Excluir
    2. velho,concordo em gênero, número e grau. Vendi meu vectra gls 2.2 e comprei um Mégane 2001. ele poe o vectra no bolso em comforto e potencia.

      Excluir
  9. Comprei um megane 2001 egeus completo e bancos de couro. Paguei super barato e tenho muito conforto. Troquei algumas peças como velas, correia dentada e alternador como preventiva, que todos deveriam fazer,,, Mas posso garantir que é um ótimo carro e não paguei tão caro como todos dizem e encontrei super rápido as peças. Infelizmente o megane estigmado, mas quem tem adora, assim como eu, que estou feliz da vida com meu carro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo contigo,um dos melhores carros que tive!

      Excluir
    2. Dani, o seu é hatch? Me diz mais sobre este mega. IPVA, seguro, manutenção etc...

      Excluir
  10. Megane 2007 2.0 comigo desde 0km, só alegrias, parece 0km :)

    ResponderExcluir
  11. Tenho um Megane 2007 2.0 aut. e acho que este post só falou besteira, o carro é impecável, comprei zero e nunca tive problemas, a verdade é que muita gente não sabe ter carro, ai fica reportando problemas que na maioria das vezes é culpa do próprio dono.

    ResponderExcluir
  12. tenho um megane hatc RXE 2.0 8v otimo nunca me deixou na mão basta ter carinho com o carro e fazer manutenção preventiva que terá carro pra muito tempo otimo motor não troco por um zero.

    ResponderExcluir
  13. tenho um renalt megane 2.0 2007 e a luz do airbag e service esta acesa no painel alguem sabe me dizer c tenho q levar na concessionaria pra resolver?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Weslley, tenho um megane 2.0automatico, estou com ele até hoje, assim que comprei uns 7 meses depois apresentou este sinal que vc mencionou, depois de pesquisar muito , descobri que embaixo do banco tem um fio com um conector, que conecta ao sensor do Air BAG, verifique se ele não esta desencaixado, ou desencaixe e encaixe novamente , o meu era isso, resolvi o problema sem ter que gastar..tomara que seja o seu o mesmo probleminha.

      Excluir
    2. retire todos os fusíveis e faça uma limpeza na caixa depois fuzivel por fuzivel de uma lixadinha neles para tirar a oxidação, produto para a a limpeza da caixa de fusivel wd ou limpa contato, fica zero vlw.....

      Excluir
  14. Tenho uma Grand Tour 2010 há 1 ano e nunca estive tão satisfeito com um carro!

    ResponderExcluir
  15. retardado esse post aposto que quem escreveu adora o uno gol motores ap um idiota!

    ResponderExcluir
  16. Tenho um 2007 pelo preço q paguei e o q tem nele...compraria uno ...bancos de couro caramelo...ar tudo eletrico ..conforto total...peças mecanicas baratas em relaçao a um veiculo de luxo.

    ResponderExcluir
  17. Tenho um Uno way 2007 e sou único dono. Na época paguei 28 mil no carro e hoje ele vale no máximo 18 mil. Encontrei um Megane Dynamique 1.6 2006/2007 completasso com bancos de couro, disco nas 4 e abs. Um luxo mesmo!! andei no carro e gostei muito pois anda bem e muito confortável mesmo com as rodas de liga aro 16 originais. o carro está muito bem conservado e com a metade da quilometragem do meu pois o meu já está com 84 mil. ofereci meu carro pau a pau e o camarada me pediu dois mil de volta. eu disse q nao. ele baixou a volta pela metade entao fiquei de pensar. estou pesquisando muito sobre o megane se é bom, se tem manutencao barata, se dá muito problema e tal. o que vcs acham? vcs que tem ou ja tiveram um Megane Dynamique. me ajudem a decidir!!

    ResponderExcluir
  18. tenho um renault scenic ano 2000 e não tenho o que se queixar adoro meu carro completo de tudo confortável e só trocaria por um mas novo

    ResponderExcluir
  19. tenho a 9 anos uma sw r21 nevada txe 1993 e esta muito bom , vidros eletricos trav eletric retrov eletric ar cond direcao hidr tudo funciona eo motorzao 2,2lts nunca me deixou na mao .

    ResponderExcluir
  20. Tenho uma 2013... um baita carro!! Confortável, silenciosa e econômica! !0 km/l na cidade e 14 km/l na estrada, fácil!
    Carrão!

    ResponderExcluir
  21. Concordo com muitos de vocês! Tenho uma GT 2007 Linda, 2º dono sou eu e era um carro, como ainda é , super bem cuidado, bancos de couro, e descobri recentemente que dando 2 toque na chave cartão, ele levanta os vidros automaticamente assim como tranca tudo! Nem na Concessionária Renault, onde Comprei, eles sabiam disso!
    A imprensa automobilística, é unânime em dizer que o carro é excelente e algumas dizem que o sedã realmente foi injustiçado. Talvez pela falta de agressividade das propagandas em vender bem um bom produto que ele é. A GT durou mais e tem inúmeros testes e comparativos de peruas e mini-vãns, que ela ganha em quase todos os itens. Espaço incrível no seu interior, silêncio, equipamentos de sobra e o melhor, tudo de série, que nas outras concorrentes custam uma fortuna a mais. estabilidade, faz curvas como ninguém, segura demais! Cabe tudo e mais alguma coisa. Quem estiver na dúvida, vá em frente! Certifique-se de ela estar em boas condições, como se deve fazer ao comprar qualquer carro, e divirta-se. Ah...ia esquecendo! Apesar do tamanho, disposição e conforto, fazer 14 Km/l na estrada não é tarefa difícil! 12-13 Km/l é garantido. Na cidade , entre 9,5 e 11 Km/l não há nenhum espanto, é certo. No trânsito e com ar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adquiri um GT 08/09 E A RELAÇÃO CUSTO/BENEFÍCIO É AMPLAMENTE FAVORÁVEL .VISTO QUE É UM CARRO SUPER COMPLETO , BANCO DE COURO , PILOTO AUTOMÁTICO, ABS, AUTOMÁTICO, ESPAÇOSO E IMPONENTE , NÃO ESTOU EM NADA ARREPENDIDO . CONFESSO QUE TITUBEEI MAS O CARRO POR SI SÓ ME CONQUISTOU . RODA MACIO E ALÉM DE CONFORTÁVEL E POTENTE...

      Excluir
  22. TIVE UM MEGANE GRAND TOUR 2007, É UM EXCELENTE CARRO ESTOU A PROCURA OUTRO PARA COMPRA, SEM COMENTÁRIOS SHOW !!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi fabio acabei de comprar um megane dynamique 2007 e o mesmo pois com trez dias de uso a correia estorou fiquei na mao com o carro estou pensando em devouver pois acho que vai dar problemas maiores, estou na duvida? se devo trocar o vc acha é um bom carro?

      Excluir
    2. Comprou um carro usado, com 07 anos de uso, a correia estoura (sabe-se lá quando foi trocada pela última vez), e você ta em dúvida se o carro presta? Correia é correia até na china, se não trocar, quebra mesmo amigo, pode ser qualquer carro. ai ai ai

      Excluir
  23. Eu tenho um Dynamique 2008, e gosto muito do carro. Mas gostei do post, achei engraçado.

    O Megane é muito mais carro que a maioria das porcarias que vemos rodando por aí, é um conforto do qual eu nao abro mão.

    ResponderExcluir
  24. Tive um 2008 e nunca soube que havia um conversivel do megane!!!

    ResponderExcluir
  25. Tenho um Megane RT 2000/2001 1.6 completíssimo. alguém quer comprar. 9 mil e leva o carrão... acesse o bom negócio e veja a foto.

    ResponderExcluir
  26. Acabei de comprar uma Grand Tour e até agora só tenho coisas boas a falar, pois o carro é confortável, anda bem e apesar de ser 2.0, faz 11 na estrada. Paguei R$ 26.900,00 e não me arrependo, já que melhor ter um carro fora de linha completo, confortável, que anda muito, que ter uns 1.0, pé duro, que para andar precisa descer a 120 KM/H pra conseguir subir a 80 KM/H.

    ResponderExcluir
  27. Acabei de comprar um megane dynamique 2007, 2.0, aut. Gostaria de saber valor de seguro. (34 anos, casado, estacionamento, não uso para trabalhar).Estava pesquisando sobre bloqueadores via satélite e descobri que a Ituran não oferece serviço com seguro. A car sistem oferece, mas tem que comprar o equipamento (1.270 reais). Se puderem me dizer algo sobre o carro agradeço. O carro está impecável!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu seguro na HDI - nas msm situações que as suas - pago 1750,00 - na franquia reduzida e utilizando os pontos de desconto , pois uso a HDI faz uns 10anos .
      Em relaçãoaos bloqueadores via satélite fico devendo a informação .
      E Parabéns pela compra, apesar que nunca recomendei um automático usado para ninguém . Boa Sorte .!!!

      Excluir
  28. é uma maquina um dos melhores carros da sua categoria.o fato de nao ter tido tanto sucesso! porra é o brasil né minha gente. comforto, qualidade. sao trocados facilmente por aparencia. fala mau quem nunca dirigiu um o carro é show. chupa blogueiro filadaputa

    ResponderExcluir
  29. Concordo com algumas coisas ditas aqui ... mas como proprietário de um Megane Grand Tour Dynamique 1.6 16v tenho que defendê-lo. O carro pelo custo benefício ganha disparado . Uma pena tirarem de linha .... comprei o meu p 35.000 , sou o segundo dono e estou a 2 anos c o carro . Nunca me deu problema , só a revisão salgada dos 80.000km ,que saiu por R$ 4.100,00 na concessionária . Quando peguei o carro tv c 60.500 km . Na revisão de 90.000 km saiu bem mais em conta, só troquei o óleo, filtro de óleo e cabine e o anel de vedação por 200.00 mas fora da concessionária, na concessionária sairia por 460.00 ... mas como era uma revisão simples optei fazer por fora msm .
    Carro 10 em conforto , principalmente na estrada . Sem comparações com space fox e palio weekend .
    Consumo me surpreendeu pelo tamanho do carro , como foi mencionado já aqui nos comentários o meu faz 11km/L na cidade, andando estilo tiozão . Mas na média tá fazendo 9.9km/L .
    Pelo preço que está hoje em dia em torno de 28.000 vale MUITO A PENA. Claro se tiver inteiro, só observar se as principais revisões foram feitas na concessionária . Eu comprei de uma dona que tinha feito até então todas na concessionária ,até o couro ela tinha mandado hidratar .
    Enfim , gosto muito do meu carro e só vou trocar daqui uns 2 anos .
    Valeu .

    ResponderExcluir
  30. Bom dia amigos.
    Li a matéria,e achei super interessante.
    Primeiramente acho o Mégane (Sedan) um baita de um carrão...não sei se é porque sou apaixonado por sedãns,como,fusion,corolla,civic,o próprio mégane...
    No momento eu tenho um ford ka seco. Nem dá pra comparar com o Mégane.
    Entretanto,tenho o interesse de estar passando o ford ka e pegar um Mégane,de ano 07/08 ou até mesmo 09. É um carro que me chama muito a atenção.
    Mas algumas coisas me chamaram a atenção. Queria saber dos proprietários de Mégane,como funciona o preço da manutenção,se é uma coisa rara,se é comum "faltar" algo,se é caro. No meu Ka,só coloco gasolina e óleo e taco pra andar,hehehe.
    E queria saber se esse ano,2014, compensa pegar um carro desse,sei que mais pra frente não vou ter poder de troca e barganha com ele,mas caso eu pegue,só pretendo trocá-lo por um fusion ou civic.
    Então amigos,vale a pena? Vale o custo-beneficio? Abraço. Sucesso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. So para você ter uma ideia, troquei as quatros bobinas da vela (original), me custaram 430 reais as quatro. Diferente do Civic que custa 400 (paralela) cada uma!

      Excluir
  31. Essa matéria que fizeram do carro (Megane), são pessoas que tem carro popular que quando quebra leva em qualquer mecânico de fundo de quintal faz gambiarra cobra baratinho e acha que ta levando vantagem, quer ter um carro do porte do Megane tem que gastar mesmo, tenho um Megane 2008 com 160 mil km uso ele no dia dia nunca tive se quer um ai pra falar do carro. Pena que a Renault parou de produzir o Megane aqui no Brasil pois se tivesse compraria outro.....

    ResponderExcluir
  32. Tenho a primeira versão do Megane que chegou no Brasil um RT 2.0 8V, achou um carro muito confortável, e apesar de ser um 2.0 tem um consumo de combustível bem melhor que outro concorrentes.

    ResponderExcluir
  33. Tenho um Megane Dynamique 2007 2.0 Automático.Sinceramente o que está me incomodando no carro,é o ar condicionado.Ele parou de funcionar,já levei a três lugares e ninguém conseguiu botar o danado pra funcionar.Já colocar gás,trocaram várias peças e NADA! O último disse que estava tudo ok e só precisava levar até a Renault para codificar.:( Mas tirando isso é um CARRÃO ,pelo menos pra mim que tinha um golG5 pelado(sem ar,direção e motor 1.0) Se alguém ptiver alguma dica de algum lugar que eu possa finalmente consertar o ar,agradeço desde já...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paloma, tive o mesmo problema... o segredo e colocar exatas 550 gramas de gás e não colocar gás por pressão que nem todo mundo faz por ai...esse ar condicionado do megane e muito chato...pode confiar...depois de 01 ano sofrendo foi isso que resolveu o meu problema!

      Excluir
  34. Alguem tem a numeração do motor de partida do hatch 1,6 8v RT ano 98????

    ResponderExcluir
  35. O Audiclei disse que prefere o Renô Istépi Uuuuei, "faz mó suçecssu cas mina, na boua"

    ResponderExcluir
  36. O grande problema é que carrões assim não fazem sucesso no Brasil, que é o ninho dos carros "papalares".

    ResponderExcluir
  37. Bicho, pra mim, é o melhor carro do Brasil, bando de viado...

    ResponderExcluir
  38. Já o Robervânio tem um Renô Mééééégane Réti desse e tá cheio das mina dando em cima dele. Trampa numa lavanderia no subsolo de um motel hueheuhuehue

    ResponderExcluir
  39. Vi um 2007 estou.louco para compra pois olhei os.valores das pessas originais achei muito.bom para este carrão para que tem um fiat marea a manutenção deste carro é. Super barato.

    ResponderExcluir
  40. Eu tenho um Mègane hatch, 2001, e posso garantir que é um show de carro! Nem se compara com estas carroças populares...

    ResponderExcluir
  41. tenho um megane 2007 automatico, super carro. unica coisa estranha. minha esposa abriu a porta dele com ele funcionando. ai apareceu um msg de anomalia . e o carro nao desligava. ai tirei o cartao esperei uns segundos inseri denovo e desligou. e nao deu mais problema. no resto o carro é perfeito...

    ResponderExcluir
  42. tenho um megane 2007 automatico, super carro. unica coisa estranha. minha esposa abriu a porta dele com ele funcionando. ai apareceu um msg de anomalia . e o carro nao desligava. ai tirei o cartao esperei uns segundos inseri denovo e desligou. e nao deu mais problema. no resto o carro é perfeito...

    ResponderExcluir
  43. Eu tenho uma Megane GT 2008, sou o 2º dono, comprei em 2011. Eu fiz as manutenções de praxe (troca das correias e rolamentos, freio, troca de fluídos e geometria), tudo ok. Detalhe, manutenção na autorizada não dá, é um assalto, comprei as peças de 1ª linha e levei p/ o meu mecânico de confiança. O carro é maravilhoso até dar pau o setor de direção, uma paulada de R$ 2.500,00 entre peça e mão de obra (setor mecânico e coluna elétrica), ah é remanufaturado, novo na autorizada é R$3.500,00 só o setor, a coluna elétrica é mais R$ 3.000,00 fora a mão de obra que é R$ 200,00 a hora. Mesmo assim adoro o carro!

    ResponderExcluir
  44. Tenho uma Grand Tour 1.6, 2009, 75.000 Km, é tudo de bom, estou trocando por uma 2013, o último ano da Grand Tour, esta com 21.000 Km, não existe hoje no Brasil melhor carro no sua categoria, o motor é econômico, muito bom e não quebra, câmbio macio, suave e bem escalonado, uma baita estabilidade e segurança, freio a disco com ABS com EBD nas quatro rodas, sem contar o conforto e o silêncio interno, com uma ótima aerodinâmica e espaço interno, preço da manutenção igual aos outros carros, etc, etc, etc...Como eu disse, é tudo de bom, só fala mal quem não conhece ou é uma maria que vai com as outras,,,

    ResponderExcluir
  45. https://www.youtube.com/watch?v=cTRxflA9U4I

    ResponderExcluir
  46. Aee fans de megane...estou comprando o ultimo megane dynamique automatico 2011 vendido na loja em santa catarina, o primeiro dono fez o pedido em Floripa e o carro veio de Blumenau com uma surpreza,o carro tinha um kit original aerodinamico, saia aerofolio parachoque....uhuuuu detalhe esta com apenas 20.000km

    ResponderExcluir
  47. Estou comprando uma gt 2.0 dinamike 2007 automático. Só tenho medo do câmbio. Alguém recomenda ou repudia? Tem mais d 100.000 km.

    ResponderExcluir
  48. Minha esposa comprou um Zero no ano 2000. RXE 2.0 8v.
    Só uma palavra: carraço!!!
    Abraços a todos

    ResponderExcluir
  49. esse cara não sabe de nada..não conhece o carro e fica falando bobagem.

    ResponderExcluir
  50. Carro maravilhoso, o único problema ate Hj foi aquela vendida caixa de fusivel perto da bateria. O carro quando eu uso o ar condicionado me parece q esquenta e ele depois não quer pegar! Após revisar os fusiveis ele pega! Vou providenciar um porta fusivel novo na renault. A principio estou com o meu sedan 2007 a 7 anos e sou o segundo dono! Excelente carro...
    Manutenção barata, meu pai tem um gol 2012 e as peças são mais caras... Kkkkkk

    Post muito ruim!!! Sem comparação, o cara deve andar de caroça que a manutenção é só ferradura e capim!

    ResponderExcluir
  51. Bom dia.
    Tenho um gol bolinha 99, desde de 2003. O carro não tem nada, quando digo nada, é nada mesmo, não tem marcador de temperatura, não tem temporizador do limpador de parabrisa, aquele onde ele limpa, para, limpa e para. Enfim, estou com desde 2003, já se vão 13 anos e finalmente creio que está chegando a hora de trocar. Tenho duas opções por tudo que pesquisei, o coração ou a razão. O coração diz pra ir de megane/meganegt, tem mais conforto, segurança e tudo mais, seria um dynamic 1.6, porém as peças são caras, manutenção em geral também, estamos quase em 2016 e os ultimos fabricados são os Grand tour em 2013, ou seja, irá se desvalorizar ainda mais e também acredito que meu bolso não poderá pegar um desse último ano. A razão diz pra eu comprar um versa da nissan, carro que está com a fabricação à todo vapor, sem planos por enquanto pra sequer uma reestilização. A manutenção é mais barata, as peças também, além do que pude verificar, são mais fáceis de se encontrar. Como podem ver, fiquei com o carro mais de 10 anos, talvez não fique tanto, mas com certeza não será menos do que 5 anos.
    Alguma dica???

    ResponderExcluir
  52. Vou comprar um megane sadan g2 se Deus quiser.

    ResponderExcluir
  53. "Engraçada". Se você é o típico brasileiro consumidor de carros , ESQUEÇA o Megane.

    Você vai pagar pouco, ter um carro ótimo, confortável, seguro (airbag, ABS, EBD), com custo de manutenção igual a carro popular, econômico (média de 11km/L na cidade com AC ligado), e muitos muitos outros prós.

    Tenho um 2008, moro no litoral e não tem nem nunca teve um ponto de ferrugem. Quebra como qualquer coisa quebra. Tem que dar manutenção (até na esposa/marido você tem que dar manutenção, que dirá no carro).

    Indico, não vendo o meu, não troco nem num Civic, nem num Corola, nem num Fluence, nenhum. Carro ótimo, estável, completo, projeto excelente, econômico e custa pouco.

    QUER MAIS MOTIVOS PARA A INDUSTRIA AUTOMOTIVA TENTAR ENTERRAR ELE ATÉ HOJE?

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.