VW apresenta novo Santana

santana

Após ressucitar Voyage e Fusca, a Volkswagen acaba de apresentar a nova geração do Santana, um dos sedans mais marcantes na história da VW do Brasil, que nasceu como carro de patrão e morreu como sinônimo de táxi. Atualmente, quem manda na praça é o Chevrolet Cobalt, com seu amplo espaço interno.

Mostrada na China, a nova geração do Santana é feita para países emergentes e sua vinda para o Brasil é dada como certa. Por aqui, o novo sedan competirá justamente com o feioso porém avantajado três-volumes da GM, além de Nissan Versa, Fiat Grand Siena e Renault Logan. O estilo é totalmente previsível, com traços que lembram Jetta e Passat numa embalagem menor e mais barata.

Como o Jetta (carinhosamente apelidado de “Santana” na versão AP 2.0 8v) já desempenha a função que o Santana tinha nos anos 80 e 90, a nova geração nasce voltada para o uso dos taxistas, sendo um sedan “acessível” porém com dimensões generosas para um compacto. Entre as medidas reveladas até agora estão o entre-eixos, de 2,63 m, e o porta-malas de 480 l. Sua plataforma é a PQ35, a mesma do novo Polo Sedan.

O novo Santana promete bom nível de equipamentos e uma nova família de motores, a EA211, composta por um 1.4 de 90 cv e um 1.6 de 110 cv, ambos 16v com bloco de alumínio. Mas não será de se surpreender se quando ele chegar aqui a lista de itens de série for magra e os motores forem os conhecidíssimos VHT 1.6 de 104 cv e “AP” 2.0 de 120 cv, este último que ainda é utilizado no seu irmão maior, o Jetta, um modelo global.

12 comentários:

  1. Suusae..... larga uma orbital aew cumpadi...

    ResponderExcluir
  2. infelizmente vai ser carro popular...

    ResponderExcluir
  3. o "falecido" Santana está se revirando no túmulo!

    ResponderExcluir
  4. Rafael,dá ideia não,vai que a VW faz isso....

    ResponderExcluir
  5. po bem q podia ter um motor 1.8 ou 2.0

    ResponderExcluir
  6. hmmm 1.6 16 v 110 cv ta cheirando ao motor do clio.

    ResponderExcluir
  7. Naum, pera. PQ35 é do novo Jetta, tanto que as portas desse carro aí estão iguais as do jetta, PQ25 é a do novo polo sedan

    ResponderExcluir
  8. agora o novo jetta pode ser chemado de santanão com motivo já que o çantana vai ser um jetta simplificado, mesma carroceria mas com motor e acabamento piores aí o jetta ficou santanão, entendem?

    ResponderExcluir
  9. Bem... estamos em 2014 e felizmente (ou não) a VW não lançou o Santana ainda.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.