Verdades sobre Clipes de Funk

matianaaa2
Pra começar, a vadia usou fonte COMIC SANS MS. Aí tomou um táxi para o restaurante só pra deitar no para-brisa do Porsche Boxster vermelho… se exibindo com uma bolsa comprada na queima de estoque, uma super saia jeans e uma blusa exibindo toda a barriguinha…

Você quis dizer: Junk
Google sobre Funk

“SALVE SALVE MULEKADA ZIK!!!!11” 
MC Susante

“Caralho muleke, vai siguranu!!!” 
MC Guime

“Desce, quica no chão, desce, quica no chão, desce, quica no chão, desce, quica no chão, desce, quica no chão, desce, quica no chão, desce, quica no chão, bota o dedinho na boca, desce devagar no Jaguar do negão!” 
MC Nego Blue

“Imagina só se fosse um TT, todo rebaixado e no painel um DVD” 
Mag

“Imagina eu de Megane, ou de 1100” 
MC Boy do Charmes

“Imagina eu di Chevéti, ou de Pop Cein!!!” 
MC Neguinho da V.U.

“Cess num tem nução ninhuma du q ê uma música di verdade... Ucesss inda num incuntraro um ri-te-mo qui foce bão di iscuta e ficam tentano caba com a filicidade dí quêm já incuntrou seu ritemo... Pur favor, né? Vamo ser realísticos... parim di avuar nas ideia… Odeio quem fala mal di faaank.. temus livri arbitriu para fazer u quii agente quisé di isculhe u qui queremo iscuta... Eu num fico por aí falano qui quem iscreveu essa matéria devi ser um véio babão tudo da idadi du meu paapi! Mas num to nem aí.. Eu amu funk, é popular em todo mundo.. E quem num gosta qui si ferre!!!!”
Gabriela Xylady, ofendida com esse post

“Então vê se escutam funk na Noruega.”
Chuck Norris sobre citação acima

“Pra ser funkeiro precisa ter problema de dicção.”
Doutor Armando Falabela sobre Funk

“AAAAAAI MEU DEOS COMÉBAUM SÊ VIDALOK”
MC Rodolfinho

406109_149410518529697_581135676_n ”
Joseph Ducreaux, repetindo intelectualmente

“- Porque tantos carros no clipe?
- Porque a intenção é ostentar mesmo.”
MC Rodolfinho em entrevista a Larissa Florêncio, do Carsale

“Pincela, pincela, deixa a tcheca molhadinha”
Letra de funk não identificada

"...se eu tivesse uma RAM, assim que esse estopor lançasse a "música", processaria-o e venderia a camionete."
Pedro Cunha reclamando da ostentassaum

"ok, clipe novo , mais um lançamento do KONDZILLA, mais esse video e muito ruim , perto dos outros clipes, Me desculpe Binho do X , mano vc e muito ruim cantando…"
Leonardo no site oficial do King Kong Kondzilla

 
BOY
Seriam quatro CDs virgens, ou mesmo que reunisse todo o material "artístico" de MC Boy do Charmes, três CDs virje, pois ele só gravou 11 músicas...

Antes de mais nada, para entender melhor o tema desse post, visite nossa sessão BA Trax. Certamente você já teve a infelicidade de ver um clipe de funk. Bom, existem vários tipos de funk, ritmo surgido nos Istêites, mas não estamos falando desses. Tampouco do fanque carioca, que quase sempre tem a participação especial da polícia nos eventos. Abordaremos os funks de ostentassaum, que se popularizaram nos últimos anos não só pelas letras que misturam carros e estilos de vida bem extravagantes, mas também pelos vídeos que (infelizmente) dão a impressão de que esses mulekes zikah podem comprar o que quiserem, de um Hyundai Veloster (que até já ficou comum) a um BMW X5 limusine ou uma Ferrari, embora a imajinassaum realidadê passe longe de ser essa.

1725-doe-um-fone-a-um-funkeiro.jpg.pagespeed.ce.9zlt5clItS

Manolus Funkeirus é o espécime unicelular que tem mau-gosto aprecia essas músicas, escutando-as sem fone de ouvido na bicicleta, no fundo do ônibus (onde eles pulam a catraca ou passam por baixo dela, acomodando-se no fundão como se estivessem na casa do caralho, ou mesmo segurando no para-choque, tudo para não descolar grana para passagem) ou no bolso da calça, geralmente num celular (quase sempre só com a memória interna, de 1 MB, o que só dá para uma música gravada em baixa qualidade) ou caixa de som já surrados e que fazem mais barulho que reproduzem som.

101_4755

Assim como seus ídolos, tentam portar os artigos das grifes mais citadas nas letras, tais como:
  • Óculos com lentes coloridas da Óquilei (principalmente o modelo "Juliet") ou Abiçurda
  • Camisa Holistê, Abrecombi & Fitch, Aeroforgale, LaBoste, Armano, Pólu Pleysson, Óquilei, Eckocô, Édi Rardê, Bruquisfilde...
  • Tênis Puma Disc, Nike Shox ou Air Max, Óquilei, Fudidas, quase sempre pintados com corretivo                  
  • Bermuda serve qualquer uma que não caia, mas geralmente usam Quiksilvio, Onbongo, Óquilei...
  • Perfume Ferrarê Bléqui, Armano, Tchu Uan Tchu Vipi ou amostras grátis
  • Nextel Ferrarê vermelho pendurado na cintura, aparecendo por cima da camisa                                                 
Claro que nem todos esses manos taum na condi$$aum, então partem para marcas de ainda mais baixa qualidade, como Cycrone, ou procuram produtos piratas. Quem porta não se importa com a durabilidade, pois o importante é portar!

new_image
Valesca Popozuda e seu Chevette Junior

Carro? Uns poucos possuem modelos históricos, ou melhor, pré-históricos, como Fusca, Failt 147, Brasília, Chevette, Monza, Tipo, Corcel e daí pra pior… Alguns DJs de busão funkeiros conseguem tirar onda com carros dos amigos ou parentes que se deram melhor, como GOU (como se fosse bom…), Golf, Civic, Corolla e Jetta, equipado com aqueles itens que você conhece ou não: rodão, xenônio, muito som de baixa qualidade, com equalizadores ajustados para o mais agudo e distorcido possível, além de banco traseiro cheio de módulos e interior mal-conservado devido ao entra-e-sai de manolos e vadias, todo rolê repetindo a roupa. Geralmente não tem problema, já que papai ou mamãe dão outro carro em três meses.
                                 
P1000884

Funkeirus Ostentadoris é o burro espécime que canta dubla os clipes de fanque (mesmo assim, muito mal) e possuem um modo bem peculiar de agir.

safe_image
MC Guimé na “vida real”, apresentando seu apartamento de meio metro quadrado
 
mcguime
O mesmo Guimé ostentânu
  • Pegam emprestados carros chamativos, seja pagando por aluguel, seja pegando emprestado nos estacionamentos ou lava-rápidos onde os fanqueiros realmente trabalham
2008021902264913
  • Andam com o braço para fora do carro, ficam em pé nos carros com teto solar e dirigem sem as mãos no volante e sem camisa (ok, é permitido) ou cinto de segurança
Dinheiro35
Nunca pegarão  n-a-d-a!
  • Chamam 9nhas nem tão bonitas, que não estão nem aí para o cara (só de olho no suposto cachê que irão receber após o término das gravações)
  • As tatuagens (teve gente que já tatuou maconha na testa) desses caras são daquelas que saem no banho em uma semana, mas como não dá para pagar a conta de água em meio a tantos gastos com ostentassaum, ficam na pele por um bom tempo...
  • Usam correntes, pulseiras e relógios que nem de longe valem um Range Rover, como os dos rappers norte-americanos. Os relógios usados pela maioria dos funkeiros são catados como prêmio daquelas máquinas presentes nos shopping-centers.
mc
Tadinho do mulekin zik
  • Não raro, eles põem até criancinhas nos vídeos! Umas parece que já foram predestinadas à manolagem, pilotando motinhas, portando Óquilei, pulando e gesticulando como primatas. Outras fazem tudo forçado, com a carinha triste, nem queriam estar ali.
  • Andam com os carros se borrando de medo, pois sabem que se arrebentarem um retrovisor ou derem uma batidinha no para-choque, provavelmente nem trabalhando por dois anos eles pagariam o conserto.
  • Vários clipes mostram também um monte de macho ensebado, com os dentes podres e portando bonés e chinelos, tudo para parecer que tem muita gente prestigiando o funkeiro.
  • Penduram tênis falsificados da Nike nos fios de alta tensão dos postes só para ostentar, mas quando acaba o clipe vão correndo buscar.
  • As câmeras utilizadas nas gravações geralmente são de boa qualidade. Pudera, para comprar uma Nikon Reflex D-200 10,2MP LCD 2,5" com kit Objetiva 18-70 mm parcelada em 36 vezes sem entrada, até eu.
  • Para ouvir qualquer cantor cantar ao vivo, precisa comprar ingresso com antecedência, e muitas vezes, viajar. Para ouvir um funkeiro ao vivo, basta ligar para ele, no telefone de contato que aparece no final do vídeo.
  • Aliás, é bem possível fã e ídolo se encontrarem no fundo dos buzões de São Paulo...
0
  • Tudo quanto é nome possível são adotados pelos funkeiros e MC's, como MCLaren, MC correr eu atiro, Cocôby, MC Maior pobreza da favela, Os Quebretes, MC Matou, Bonde dos Putos, Neguinho da Kxeta, MCida, Axé Funk do Ítalo e por aí vai.
  • Se exibem nas motos, empinando ou pilotando em pé, se achando verdadeiros Valentino Rossi.
  • As letras, pobres de rimas e sem muita inspiração, precisam ser assim para não embaralhar a cabeça dos funkeiros (se bem que algumas apresentações é comum eles lerem papeizinhos)
bodocatarina1
MC Bó do Catarina mandando sua música péssima pra caralho
  • Alguns protagonistas dos clipes parecem saídos da APAE, só sabem balançar a cabeça e soltar um grunido.
  • A manolada também ostenta bebidas, mas nem isso é deles: ou pedem para o mercadinho por na conta ou o drink vem no pacote “Aluguel especial para ostentação”, onde também estão incluídas 10 notas de 100 e 20 de 50 - sem valor.
  • O cenário dos clipes é abaixo do limite da pobreza, de acordo com a ONU.
  • “É euro, dólar e nota de 100”. Claro, nem o Joemir Beting está lembrado da atual cotação do euro, imagina um mano desses, que imagina que seja falando da EuroCopa.
img_5212
Valesca Popozuda fazendo serviço de utilidade pública, desamassando o capô do Crown Victoria de puliça
  • O gingado e o tom de voz da galera sugere um cérebro detonado por anos de fumo, uso de dorgas prezadíssimas fornecidas fortemente by Tonin Inc. e enchendo o cu de casshaxa.
  • Eles nunca borram as placas dos outros carros ou excluem quem não queria aparecer na filmagem.
  • Baixam a batida no YouTube, cantam qualquer bosta, empacotam tudo no Movie Maker (eles apertam a opção “Criar FilmeAutomático, de tanta preguiça) e jogam no YouTube, o caso de MC K9.
  • O sonho da maioria deles é se apresentar no programa “ESQUENTA!” da Regina Casé.
  • Todos pregam que dinheiro traz carro, e carro chama mulher, mas essa manolada é tão sem-noção que a 9nha precisa ser muito corajosa e interesseira para topar aparecer contracenando com o funkeiro. Umas ficam com tanta pena da burrice do cara que nem cobram a caixinha, até por serem namoradas ou esposas dos verdadeiros donos das charangas que aparecem nos clipes.
  • O suvaco desses caras fede pra caralho.
Verdades
 
guim

Uma manolagem de MC Guime que merece destaque, no clipe “Tá Patrão”, é que o Camaro, com sua lotação máxima de quatro passageiros em assentos individuais, tinha que levar cinco. Resultado: ele sentou no túnel! 

img_17587_mc-rodolfinho-na-rede-record-funk-de-ostentacao-vira-sucesso-na-internet-2012

Certa vez o MC Rodolfinho foi fazer um Teste de Q.I. e saiu devendo 20 pontos para o questionário... 

541649_463093037043233_1424164410_n

A má fama do Hyundai Veloster é apenas no Brasil mesmo, já que como se não bastasse toda a filhadaputagem do grupo CAÔ-A (aumentou o preço antes do lançamento, cobra caro pelas cores branca e vermelha…), ainda teve o azar de cair no gosto da manolada, o que provavelmente também deve ocorrer com a nova geração do i30. 

Diferentemente dos rappers dos EUA, que realmente possuem os carros que aparecem nos clipes, os funkeiros daqui tiram onda com os veículos quase sempre originais, entre os quais se destacam Fiat Stilo, BMW Série 1 e Série 3, Chevrolet Camaro, Infiniti FX, Hyundai Veracruz, Sonata, ix35 e Azera, L200 Triton, entre outros.

Entre as motos, as que deixam os manos com tesão são: Ornéti, "1100" (denominação genérica para moto esportiva), Hayabusa, Fireblade, R1, XT, V-Strom, Kawasaki "Ninja", Bandit, entre outras.

O instrumental invariavelmente é “tchu, tcha, tcha, tchu tchu tcha” e “tchicdum, tchicdum, tchicdum”, muitas vezes feitos com a boca. O microfone fica com meio litro de baba após cada refrão. 



No show de MC Catra com participação da Valesca Popozuda, o público aprendeu 43 palavrões novos. Pior é que a adoção de termos como "caralho", "cu" e "buceta" certamente transforma qualquer coisa em hit. 

alex
Mr. Catra é muito generoso, compartilha até kit de bebida

Funkeiro nunca vai ter condição de comprar os carros dos sonhos deles, nem de brinquedo.

421098_181034295344195_100003128783570_290796_377418544_n[3]

Todo funkeiro quer estragar cada vez mais (e mais cedo) as coisas de bom-gosto. Se até uns tempos a manolagem se limitava a Audi A3, Vectra GT e Veloster, hoje eles tiram onda até de Nissan GT-R e Porsche 911 Turbo!!! Mas são tão burros que nem sabem dizer o nome dos carros...

Se você odeia os atuais clipes de funk, é tudo culpa de Konrad Cunha Dantas, muleque que está à frente do Kondzilla, que torna a gravação da maioria desses vídeos possíveis, e popularizando as macacagens que parecem ter sido gravadas só para aparecer no Bizarrices Automotivas.

C-X16-manolasso copy

A manolização já atingiu inclusive os carros-conceito, como no clipe montado com imagens de divulgação do Jaguar C-X16 na música do MC (Merda na Cabeça) Nego Blue.

Cheias6

Outro exemplo bizonho de ostentassaum é o das periguetes empreguetes da novela das sete da Rede Bobo, Cheias de Charme. As três safadas apareceram em um PT Cruiser limusine rosa (que, por sinal, já apareceu aqui no blog)!!!

jay-z-and-kanye-wests-maybach-from-otis-music-video-sold-1

Mas a ostentassaum internacional não tem pra ninguém, como Jay-Z e seu Maybach, que teve teto e portas arrancados, além de um monte de acessórios tensos instalados. O ex-carro de luxo acabou por ser leiloado (sim, tiveram interessados...).

Desviando um pouco do assunto, nunca se ouviu tanta música incluindo automóveis no meio, desde o sucesso da música da minha conterrânea, infelizmente Sthephany, “No meu CrossFox”. O detalhe é que essas músicas são de péssimo gosto, como “Camaro Amarelo” e “Vem ni mim Dodge Ram”, esta última servindo de título para uma matéria online da Autoesporte. Vai ver os cantores acham que vão ganhar das montadoras os carros mencionados (o que realmente aconteceu para a piauiense, que acabou capotando o CrossFox meses depois. Alegria de pobre dura pouco...)

meus-vizinhos-escutavam-funk-nc3a3o-escutam-mais

Funkeiro é um dos poucos idiotas que faz propaganda de graça para as marcas de carro. 

Copiamos a idéia de MC Papai o caralho, o tema estava sendo pesquisado para essa matéria pouco antes de publicarmos o vídeo “Du Patrão”! 

F

Funkeiro sonha forgar com a nova navi elétrica de Justin Bieber, um Fisker Karma com carroceria 100% cromada. 

Os magnatas de Dubai gargalharam da tentativa tosca de ostentassaum do funk.

Em se tratando de funk, nunca duvide: tudo que é ruim pode ficar pior, como comprova a ibagem abaixo…

gospel_funk

32 comentários:

  1. Isso foi épico. O funk, é só mais uma receita para alienar a massa brasileira.

    ResponderExcluir
  2. se vc nao gosta de funk respeite é mélhor ke muito tipo de musica por ai .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este blog tem conteúdo meramente humorístico, tendo como intenção apenas satirizar as bizarrices do universo automotivo, nada aqui é sério ou tem intenção de humilhar ou ofender

      Excluir
    2. Melhor que muito tipo de música? Isso só confirma que funk não é música

      Excluir
  3. esse clipe não tem carros, mas é o cúmulo do ridículo, a "História do Cocô Teimoso": http://www.youtube.com/watch?v=gvTd1KOEqRo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. uaheuhuhauehauheuaehehuaeuheauhaehuaehuaeuhaeuhe poe ridiculo nisso hein!

      Excluir
  4. antigamente eu gostava do veloster...mas quando eu vi vários clipes de funk e alguns rodando bem xunados eu desanimei

    ResponderExcluir
  5. cad um tem o direito de fazer o q quer e escutar o q tiver afim, os mcs fazem clipes e musicas co carros e ostentação porque faz sucesso e o povo gosta, ou então ja teria acabado, mas pra que esta se doendo pela letra faz um funk com uma letra melhor, ou quem não quer ouvir usa um protetor auricular que é bem baratinho, o funk é uma forma q os jovens de origem humilde e que moram na favela, de de sonhar e esquecer por um momento da sua realidade.
    deveria haver mais respeito,independente da letra ou da batida.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respeito a sua opinião, mas vai lá ver se realmente os jovens de classe desfavorecida cantam funk porque querem sonhar e esquecer por um momento da sua realidade. Primeiramente, deve-se ressaltar que "funk" não é música e, sim, uma combinação de sons não-musicais; em segundo lugar, isso tem alienado muitos jovens no Brasil, deixando até crianças pedirem a seus pais que comprem um celular de 60 paus para colocar essas "músicas" e sair andando pela rua... Outra coisa: a maioria dos carros que são utilizados nos clipes de funk é realmente alugada ou emprestada. Além disso, tenho certeza que ninguém se lembra mais dos funks de 3 anos atrás, ou seja, eles fazem parte do grupo "sons voláteis".

      Excluir
  6. sim esses carros sao alugados mais eles nunca esconderam isso de ningem eles começaram essas letras essa ostentaçao pq o povo tava cansado de escutar musicas falando de pobresa esse ritimo é muito bom ningem é obrigado a ouvir e se falam mal é pq tem inveja o problema dos brasileiros hj em dia é a inveja nao se aguentam ver uma pessoa fazer sucesso e vai la critica . e ai vai uma frase p vcs se vcs nao gostam de favelados ou de funk mais as suas irmas ou suas filhas gostam seu vermes

    ResponderExcluir
  7. De acordo com o produtor Alexandre Stocco, que já trabalhou com Latino, não faltam convites de casas cariocas. Mas, segundo ele, os contratantes desistem quando se fala em dinheiro. Por noite, Guimê fatura de R$ 25 a 30 mil, diz Stocco. São cerca de três ou quatro shows por noite, de terça a domingo, com média de 60 a 70 por mês. A agenda inclui cidades como Porto Alegre, Florianópolis, Ponta Grossa, Curitiba, Belo Horizonte, além do interior paulista.

    fonte:http://oglobo.globo.com/megazine/mc-guime-funkeiro-de-sao-paulo-que-virou-um-hit-nacional-5594028

    CHUPAAAAAA Jôôô

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ESTUDA UM POUCO ANTES DE POSTAR BOBAGENS SEUS CRITICOS DE MERDA

      Excluir
    2. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK calo a boca deles todos agora !

      Excluir
    3. uma pergunta, se o cara ganha tudo isso mesmo, pq mora em um apertamento de meio metro quadrado? cadê o carrão importado dele? Papel aceita tudo...

      Excluir
  8. Quem posto isso querendo jogar os MC'S pra baixo, estão totalmente errados, pq oque eles ganham em uma noite vc ira demorá pra ganhar em 4 meses ou mais, os caras so andao de carros importados e vc's querem zuar. É vai aprende escrever pq escrever ÓRNETI no caso seria (Hornet) e brincadeira em .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primero o jeito certo de escrever é hornet o povo burro vcs n intendem ke eles so ganham isso por mes pk o povo ke n tem a minima noção do mundo do crime e acha ke ostentação é verdade e pra começa se funk ostentação fosse verdade eu estaria andando so de ferrari e etc.. puro sonho eu sei disso pk minha familia infelismente tem um ponto de drogas (eu n me orgulho disso) ao contrario ke muitos pensam n da muito dinhero tem ke paga os muleke pra fica no ponto tem ke encomenda as droga então desista se vc acha ke funk ostentação é verdade

      Excluir
  9. Caralho se não gosta de funk respeita as opinião dos outros que gostem e vaza daqui

    ResponderExcluir
  10. Os mc's estão ganhando muito, agora vocês lixos ganham salario minimo pra falar mal do funk, dizem que funk fala muita putaria, agora falem pra eles traduzirem o rock, vão ficar é aterrorizados KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  11. kkkk agora os caras que não iam comprar nunca os carros, que nao ganhavam nada, tem apartamento de luxo, relogio de 25 mil de ouro, cordao de ouro puro de 1 kg e ganhando ai de 100 mil a 500 mil, eh cuidado com o q fala.. o mundo da voltas

    ResponderExcluir
  12. mc guine 400 mil reias por mes fazer o que ne ,nao adianta falar

    ResponderExcluir
  13. Sou Favelado Também, Moro no entorno do distrito federal, odeio qualquer tipo de ostentação, gosto sim de coisa de qualidade, curto qualquer tipo musical em especial o RAP (Facção Central), concordo quando vc's relata que esse funk da favela sobre ostentação é errado, pois é uma dose de sonho errado injetada na veia da garotinha e do menino pobre, Porra cara, tá ensinando A garotinha a ser VAgabunda, andar com bolsa e sainha curtinha cara, sendo que mal tem o que de comer, e o garotinho a ser manivela do trafico, pra roubar o cartão do bolsa e família, pra comprar a porra da kenner Original, para tirar onda no colégio, Não se pode Cultivar mente de ostentação pra quem não tem condições. Pocha eu preferia os antigos funk que fala sobre o esgoto da favela, que fala sobre o modo feliz de viver na favela, não essa cultura nada humilde de hoje. até Porra da Impressa abre as portas agora, antigamente não, ...............

    ResponderExcluir
  14. daora só falto a aprender escrever direito rs

    ResponderExcluir
  15. kkkkkkkkkk os caras estao rico mc guime ta famoso e o resto tambem e voces aqui do blog tudo bando de pobre os cara tudo de carrao comprovado em varios canais de tv enquanto um burro dono desse blog nao ganha 1 real por dia kkkk o mc guime ganha 20 mil por show e voce ganha oque ? kkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  16. Agora eu fiquei curioso para saber como seria um "funk gospel"??? pois eu imagino que esse tipo de funk tenha frases do tipo: "Senta na caralha em nome de Jesus", ou senão, "Quica no chão em nome de Jesus", enfim...

    ResponderExcluir
  17. Radical hein!!! tatuagem no rosto, nada a haver o visual do cara com o som que o cara faz, geralmente funkeiro não tem tatuagem vive na imagem de cuidado pra se fazer de vitima e colocar a culpa no sistema. Sem exceção todos tem essa imagem.

    ResponderExcluir
  18. e vc ja comprou quantos carros caro ouvindo o funk dele???

    ResponderExcluir
  19. Recalque!!! o mc guime ganha em 3 meses oq vc não vai ganhar em toda sua vida miserável. Seu retardado agente ouve funk pq viemos de baixo como eles (funkeiros) e vcs que criticam é porque são preconceituosos e injejosos que não podem ver um ex pobre mais rico que vcs
    Raaa a burguesia féde

    ResponderExcluir
  20. preconceito com o funk pow! deixa de inveja e vai tentar ganhar o mesmo que eles ! fdp

    ResponderExcluir
  21. SEU PAU NA BUNDA MINHA ROLA GROSSA NO TEU CU VENDEDOR DE PÃO

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.